Sim, eu estou falando sério… 😉 Meu grande amigo Hans Limburg “João” não toca apenas violão de MPB e Bossa Nova, mas canta em português, também, em Berlim.
Quando digo Amigo, quero dizer que a gente se conhece desde 1984 e passamos um longo tempo juntos lá pela Alemanha, tocando nos conjuntos ” Via Bahia” e “Via Brasil“, sendo que o último deu o nome ao meu atual estúdio.
Maluco é porque este é mais um alemão ( além de mim mesmo ;-)), que deixou sua vida comum ser transformada, definitivamente, de um simples “europeu“, para alguém movido 24 horas por pura MPB, pensando e falando em português, compondo Bossa Nova e muito mais, como, por exemplo, deixar seu país e morar aqui no Brasil – este Brasil que voces conhecem bem das manchetes diáras da TV… (Maluco, né?)
No caso de Hans, ele está no momento morando por um período de 6 meses no Rio, “absorvendo” como uma esponja tudo o que acontece e que existe de melhor na música da Cidade Maravilhosa, fazendo cursos, dando canjas, tomando aulas de canto e produção musical e executiva.
Vida relaxada na praia ? – nem pensar!
Pois é… No auge desta temporada intensiva, ele resolveu, bem preparado, gravar seu CD com o velho amigo Stephan Hitzelberger aqui em Candeias no Estúdio Via Brasil , com repertório de muito bom gosto, com mais ênfase na interpretação de grandes clássicos do que em suas próprias composições.
São canções de Jobim, Chico Buarque, Djavan, Ivan Lins, entre outros, e apenas uma música de sua própria autoria, em parceria com Nigel Shore, que no momento toca o 1º oboé no OSB no Rio.
Convidamos amigos e músicos da cena “Jazz & MPB” pernambucana, como Ricardo Fraga (bateria-Treminhão), Braulio Araújo (baixo), Maurico Cezar (Cavaquinho, Bandolim e Piano), Júnior Xanfer (Guitarra e Violão aço), Fabinho Costa (Trumpete e Flugelhorn), Liudinho (Sax ), Nigel Shore (Oboé e Coro), e varios músicos fazendo participação pela internet direto da Alemanha tais como Guenther Schmitz (Flauta), Volker Conrath (Percussão) , e eu participei numa das faixas tocando teclados.
Quase todos os músicos possuem páginas no MySpace (clique nos links em seus nomes) ou mesmo referências ou sites que podem ser encontrados pelo Google – vale confirir e ouvir!
A Gravação:
Hans veio bastante preparado (preprodução no laptop, partituras prontas – Ah, se fossem todos iguais…;-)), e portanto conseguimos gravar a bateria (comambiente) e baixo em menos de 2 dias.
Os arranjos merecem também um grande elogio, pois além de serem bem diferentes dos originais, passam uma impressão de extremo bom gosto e qualidade – isto é a opinão também dos musicos e e amigos críticos como Sandi Maia (Somos Uno), Nando Lauria (Pat Metheny Group), Jacinta Pinheiro ( que está finalizando seu CD de Bossa Nova arranjado e gravado por Roberto Menescal) e Rico “Bluestamontes”.
Hans, então, gravou os violões, capturados por 2 microfones condensadores (AKG C3000 e Shure KSM 137), com uma levada que não faz de forma alguma parecer que seja um estrangeiro tocando.
Depois das gravações dos metais, guitarra e piano, passamos a cuidar da interpretação e dicção de Hans, o que, com certeza, foi um grande desafio, pois para nós alemães, que não aprendemos o português como primeira lingua, alguns fonemas não são fáceis de serem pronunciados.
Eu acho que ele se saiu muito bem no português- o que alguns identificarão como sotaque, muitos apreciarão como um “charme” de interpretação a parte.
A mixagem foi um outro bom desafio, mas o resultado agradou até mesmo ao conhecido produtor, compositor e músico carioca Claudio Guimarães ( “…o mix está bem equilibrado”) que está masterizando o projeto de Hans, lá em seu estúdio no Rio – O que mais eu poderia pedir? (agradecimentos e sincera admiração pelo seu trabalho como compositor e musico – valeu Cláudio!!)
Confiram em breve o áudio aqui ou no site/MySpace de Hans!
Abraços a todos que ajudaram a realizar este trabalho maravilhoso!
Stephan
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